Um amigo, parente ou até mesmo um dos seus filhos pediu para que você fosse fiador no contrato de locação dele. E agora? Será que essa grande responsabilidade é para você?
Ser fiador de um contrato de locação exige mais do que condição financeira. É um grande voto de confiança, pois quem se oferece para garantir o contrato de outra pessoa tem muito a perder caso as obrigações acordadas não sejam cumpridas. Atualmente, as imobiliárias só aceitam um fiador cuja renda seja maior que três vezes o valor da locação e que tenha um imóvel escriturado na mesma cidade do contrato de locação. Por que existe essa exigência? Caso o inquilino não cumpra com os pagamentos, o fiador é obrigado a pagar no seu lugar. E pior: se, ao final da locação, o imóvel apresentar danos e o locatário não tiver como arcar com o conserto, imagine de quem será a responsabilidade? Sim, do fiador, que pode até ter o seu imóvel leiloado para que as despesas sejam quitadas. Será que vale a pena correr este risco?
No caso de um pedido dos filhos é difícil negar uma ajuda para começar a vida, mas vale pesquisar as diversas alternativas de garantias imobiliárias disponíveis no mercado, que oferecem segurança para o contrato de locação sem envolver a figura de um fiador. O seguro fiança é um deles. A modalidade garante de forma efetiva o pagamento dos alugueis, além de outras obrigações como IPTU, condomínio e contas de consumo.
O título de capitalização também é outra excelente alternativa. O valor é negociado entre locador e inquilino e também pode cobrir todos os custos de uma eventual inadimplência. Entre as vantagens deste produto está o retorno do valor total do título ao final do contrato, caso não haja nenhum débito. Também é característica deste tipo de garantia o sorteio de prêmios em dinheiro pela Loteria Federal.
Tanto o seguro fiança quanto o título de capitalização oferecem ainda cestas de serviços para o imóvel, como vidraceiro, eletricista, encanador, entre outros, um verdadeiro diferencial para quem está dando os primeiros passos longe dos pais e ainda não tem experiência com as pequenas emergências do dia a dia.
Converse com uma imobiliária de sua confiança e conheça como essas modalidades de garantia para dar aquela força para quem você ama sem pôr em risco o seu patrimônio.